Íntegra da pergunta 01 da entrevista de Viviane Reis com Alexander Gromow:
Você disse no outro e-mail sobre o Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Eu procurei a data, mas não encontrei... Você poderia me informar?


Foto 01: Convite para a cerimônia emitido pela Câmara Municipal de São Paulo.

Foto 02: Mesa de autoridades, em pé o Vereador Toninho Paiva, à sua direita o Sr. Reiner Franz Ernst Wolf, Diretor na Volkswagen do Brasil, à esquerda do Vereador Alexander Gromow (foto de Sinésio de Souza).

Foto 03: Vista parcial do público presente durante a execução do Hino Nacional. Em primeiro plano à direita: Sra. Marguerite Gromow e Sr. Alexandre Gromow, pais de Alexander Gromow (foto de Sinésio de Souza).

Foto 04: Alexander Gromow durante seu discurso, que foi concluído com a mensagem do homenageado do dia. O som de um Fusca antigo dando a partida e engatando a primeira após dar uma buzinada com o seu indefectível som (foto de Sinésio de Souza). OBS.: Atualmente estou sem barba.

Viviane: Você disse no outro e-mail sobre o Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Eu procurei a data, mas não encontrei... Você poderia me informar?

Alexander: o Dia do Fusca no Município de São Paulo foi instituído pela Lei Municipal No 12.202/96 de novembro de 1996. A idéia surgiu de contatos com o Prof. Fábio Lazzari, a quem eu conhecia há muitos anos. Ele tinha um cargo na Secretaria de Esportes Turismo e Lazer da Municipalidade de São Paulo, com quem eu tratei de muitos dos eventos em Interlagos. Ele era assessor do Vereador Toninho Paiva. Num certo dia o Prof. Lazzari me pediu dados para apresentar o projeto de Lei do Dia do Fusca. Dito e feito, enviei um arrazoado que foi base do projeto de Lei apresentado pelo Vereador Toninho Paiva. Após a pertinente tramitação a Lei foi promulgada pelo então Prefeito Sr. Paulo Salim Maluf.
No dia 20 de janeiro de 1997 foi realizada uma cerimônia solene para a comemoração do primeiro Dia do Fusca oficial em São Paulo. Foi uma festa muito bonita que contou com o apoio da Volkswagen do Brasil que patrocinou um coquetel, promoveu a distribuição do livro "A História de um Símbolo" e ofereceu placas comemorativas para o Vereador Toninho Paiva e para o Prof. Lazzari. Além de destacar um de seus diretores para representar a montadora nesta solenidade.


Foto 05: reprodução de matéria da Folha de São Paulo de 21JAN1997: Fusca vira "cidadão paulistano"; Câmara de São Paulo faz, pela primeira vez, sessão solene para homenagear o carro.

Página inicial -o0o- Pergunta seguinte

GO TO 'ARTE & FUSCA' -o.0.o- GO TO 'EU AMO FUSCA'


Counter
No ar pela 1a vez em 11MAR2001
Contador zerado e re-iniciado novamente em 19JAN2006
(Site tranferido para GEOCITIES devido à problemas com o provedor "gratuito" HPG)