Caros amigos,
Por favor deixe que eu me apresente, para aqueles que ainda não me conhecem: eu me chamo Alexander Gromow e moro em São Paulo/SP, Brasil. Meu hobby é o Fusca e eu tive a oportunidade de atingir alguns resultados importantes neste campo, como, por exemplo, o estabelecimento em Bad Camberg, na Alemanha, do Dia Mundial do Fusca (22 de junho de cada ano). Agora que eu sai da diretoria do Fusca Clube do Brasil, devido a problemas profissionais, continuo trabalhando no campo da preservação da história do Fusca. A presente circular esta relacionada a um projeto específico independente, que descrevo abaixo.
FUSCA ainda é usado como modelo em peças que classifico como sendo de arte popular. Abaixo está um exemplo disto. Oficinas, borracharias, lojas de autopeças, casas de escapamentos, lava-rápidos, auto-escolas, são os locais onde freqüentemente encontramos pinturas de FUSCAS, Kombis, Karmann-Ghias, etc... Existem, porém, locais inusitados, como a embalagem de "Kinder Ovo", embalagem de capas para carros, marca de lingerie, e assim por diante. Assim sendo, é só ficar alerta que é possível descobrir FUSCAS por toda a parte.
Na medida do possível estou recolhendo este material através de fotografia; mas é uma corrida contra o tempo, pois muitas pinturas estão sendo apagadas e, com isto, vão sendo perdidas. Eu, sozinho, certamente não poderei recolher uma amostragem significativa de todo este material que continua disponível, mas ninguém sabe por quanto tempo.
Aproveito a oportunidade para solicitar a sua participação na coleta deste material. A busca é de todo o material que usa o FUSCA e seus parentes.
Fotografe, anote o endereço onde o material foi colhido, se disponível indique o nome do artista, alguma peculiaridade interessante, e envie para o endereço abaixo. Se não puder fotografar indique onde as pinturas estão. Também informe o nome do fotógrafo e o endereço para os correspondentes créditos.
e-mail:
a.gromow@hotmail.com
Foto de detalhe de um mural do estacionamento do Jornal Primeira Mão na Avenida Rebouças em São Paulo/SP, Brasil. Detail of the mural from the newspaper "Primeira Mão" at the Rebouças Avenue, in São Paulo/SP, Brazil. |
Re-Started 08NOV2000
|