Íntegra da pergunta 07 da entrevista de Viviane Reis com Alexander Gromow
Lembro nitidamente de uma oficina perto de casa chamada "Fusclaudio", que hoje nem existe mais. Há uma banda de rock chamada "Capô de Fusca". Sem contar brinquedinhos do Kinder representando o carro, fôrmas para bolo e chocolate, lojas de automóveis, filme (Se meu Fusca falasse com o protagonista Herbie...) marca de lingerie (como li no seu site), tatuagens e até a música "Fuscão Preto". Por que você acha que o fusca entrou dessa forma na vida do brasileiro? O que ele tem de tão especial e cativante assim?


Foto_15b: O Fusca como Herbie foi um sucesso mundial numa sucessão de filmes feitos pelos estúdios Disney.

Viviane: lembro nitidamente de uma oficina perto de casa chamada "Fusclaudio", que hoje nem existe mais. Há uma banda de rock chamada "Capô de Fusca". Sem contar brinquedinhos do Kinder representando o carro, fôrmas para bolo e chocolate, lojas de automóveis, filme (Se meu Fusca falasse com o protagonista Herbie...) marca de lingerie (como li no seu site), tatuagens e até a música "Fuscão Preto". Por que você acha que o fusca entrou dessa forma na vida do brasileiro? O que ele tem de tão especial e cativante assim?

Alexander: o Fusca foi o motor do estabelecimento da indústria automotiva no Brasil, sem aqui querer tirar os méritos da Romi-Isetta, do DKW e dos outros carros que foram aparecendo. Mas o Fusca logo conquistou a "amizade" e a admiração de todos, não só por ser confiável, muito menos por sua beleza, que é duvidosa, mas por seu indiscutível carisma. O Fusca com suas formas arredondadas, com a sua "cara" amiga logo foi adotado por todos e passou a fazer parte das famílias, a grande maioria deles recebeu um apelido e foi tratado como um ser vivo. Loucura? Talvez sim, mas uma loucura que ocorreu aqui no Brasil também e que se repetiu com a maioria dos mais de 22 milhões de Fuscas vendidos no mundo inteiro!

Não há uma definição clara para este fenômeno, mas é indiscutível que ele existe.

Página inicial -o0o- Pergunta anterior -o0o- Pergunta seguinte

GO TO 'ARTE & FUSCA' -o.0.o- GO TO 'EU AMO FUSCA'


Counter
No ar pela 1a vez em 11MAR2001
Contador zerado e re-iniciado novamente em 19JAN2006
(Site tranferido para GEOCITIES devido à problemas com o provedor "gratuito" HPG)